Quais são as melhores ferramentas de SEO?

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Você precisa fazer uma auditoria das páginas de um domínio, mas não sabe por onde começar? Coletar posicionamentos das palavras-chave ou até mesmo identificar o volume de busca e concorrência, e não tem a mínima ideia como conseguir fazer isso?

Então, bora lá. Vou trazer as melhores ferramentas para análise, otimização e relatórios de uma estratégia de SEO.

Ferramentas para auditoria de SEO

Uma boa ferramenta para começar uma auditoria em todas as páginas do domínio é o Screaming Frog. É uma ferramenta muito conhecida no universo dos especialistas de SEO. Além de trazer uma lista de todas as URL’s do Site, traz também uma tabela bem analítica dos principais pontos.

É uma ferramenta Freemium (Free com possibilidade de migração para Premium), simples de usar e bem intuitiva, além de dar a opção da extração dos dados para planilhas que podem ser trabalhadas posteriormente de diversas formas.

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Outra ferramenta que pode ser bem útil no primeiro contato da auditoria SEO Optimizer. Ela oferece diversas análises e um checklist bem avançado de ajustes e melhorias.

Uma ferramenta também Freemium onde podemos usufruir com bastante qualidade sem nenhum investimento.

Ainda na auditoria, existem as ferramentas Google. Para analisarmos a performance tecnológica e velocidade de abertura das páginas, podemos contar com o PageSpeed Insights que nos possibilita identificar diversos pontos de ajustes tecnológicos.

A ferramenta escaneia página a página e é totalmente gratuita.

Mais uma ferramenta Google, muito utilizada na auditoria é o Google Test Mobile Friendly. Com a url da página identificamos e testamos a sua performance nos dispositivos móveis mobile.

Existem as ferramentas em Premium, como SEMRush e SE Ranking que trazem análises bem completas de tecnologia, conteúdo e popularidade, os três pilares de SEO. Nestas plataformas conseguimos criar projetos completos podendo até enviar auditorias direto da plataforma.

Com essas ferramentas podemos criar um documento robusto e apresentarmos como partida na abertura do projeto, evidenciando no futuro as melhorias e ajustes nos pilares de SEO.

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Ferramentas para análise de concorrência de SEO

Para que seja traçado um raciocínio de ajustes e melhorias nos dados precisamos nos balizar perante os nossos concorrentes, assim, entenderemos as melhores oportunidades e se as métricas são boas ou ruins.

Uma ótima ferramenta de análise de concorrência é o Similar Web, nela conseguimos olhar diversas métricas e comparar concorrentes na mesma página.

Usar o Page Speed, SEO Otimizer e o Screaming Frog para coletar o máximo de dados e comaprar em um sheets ou excel, também pode ser um ótimo complemento na análise de concorrentes.

Nas plataformas Premium do SEMRush ou SE Ranking possui relatórios completos de análise de concorrência dentro do universo orgânico. Se couber no bolso, com certeza vale a pena o investimento.

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Ferramentas para um ótimo estudo de palavras-chave

O trabalho de um profissional de SEO é otimizar páginas, só que antes das otimizações, precisamos de um apoio estratégico que tenha uma boa previsão futura, e para isso, olhamos para o comportamento atual ou de um passado próximo da audiência.

O estudo de palavras-chave é um compilado das buscas mais efetuadas no território da marca que estamos atuando. Na coleta destas informações também conseguimos analisar o nível de competitividade e dificuldade do termo.

No digital existem diversas ferramentas de estudo de palavras-chave, uma das mais usadas é o Ubersuggest, o seu único problema é quem em seu formato Free as possibilidades são bem pequenas.

O Planejador de Palavras-chave do Google talvez seja a melhor ferramenta de coleta de buscas dos usuários na web. É uma ferramenta Free e ilimitada.

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Relatórios e análises de SEO

O resultado nas estratégias de SEO é de médio a longo prazo, e claro, existem diversas formas e ferramentas que nos auxiliam na coleta das evoluções.

O Google Analytics é a plataforma mais conhecida e usada nas coletas de dados ocorridos dentro das páginas de um site. Nele conseguimos entender de onde as pessoas vieram, inclusive, se veio de uma busca ou acesso orgânico.

GOOGLE ANALYTICS 4 TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

O Google Search Console também possui um relatório de desempenho que aponta quais foram as buscas que chegaram até as páginas do site. Também mostra relatórios técnicos que auxiliam nos ajustes tecnológicos do domínio.

CONHECENDO E NAVEGANDO NO GOOGLE SEARCH CONSOLE

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Na minha opinião, estas são as melhores ferramentas para um projeto completo de SEO. As ferramentas de uso Free são o suficiente para um projeto robusto, porém, para a otimização de tempo, vale a pena o investimento nas ferramentas Premium citadas.

Deixo aqui uma lista das melhores ferramentas de SEO e suas funções. Tirar algumas horas de seu dia para entrar em todas trará um enorme conhecimento, acredite em mim!

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